Numa cidade onde ninguém prescinde do automóvel para se deslocar, só os sucessivos responsáveis camarários estão convencidos que a Bicicleta é a alternativa. Dizem-no, escrevem-no e publicitam-no em sites.
A experiência de cinco anos não lhes bastou para acabar com esta aberrante obra a que chamaram "Ciclovia das Escolas".
Nada a fazer.
Passamo, por isso, a ter a nova "Ciclovia das Escolas versão II", com o acrescento da Rua António Augusto Cabral.
Como o troço da Rua Venerando de Matos parece ter ido à vida depois de nascer morto, há que esperar a mudança de nome desta requalificado obra. "Ciclovia das 3 Escolas e da rotunda dos Cavalos" não me parece má escolha.
Os traçados no passeio Poente da Praça Sá-Carneiro e nos outros dois da Rua Henriques Nogueira, pela contribuição que têm dado à diminuição do fluxo de trânsito naquelas artérias, deverão manter-se, não esquecendo, contudo, a fundamental recolocação das moedas que foram desaparecendo para mãos de coleccionadores . Na falta deste adereço, deverá ser feita a separação das duas vias, como exigem os sinais nelas colocados (cujo significado a C.M desconhece) isto é, através de um traço continuo, o qual virá substituir o das moedas intermitentes. Poderá surgir aqui o problema de o Código da Estrada proibir a circulação de bicicletas nos passeios, mas esta questão poderá ser ultrapassada com uma exposição ao Secretário de Estado das Autarquias e tudo se resolverá.
As condições de segurança de ciclistas não foram esquecidas:
Delimitar zonas de circulação desta denominada ciclovia, com marcações a tracejado veio dar ao ciclista a possibilidade de escolha, facto que obrigará à redobrada atenção do automobilista e isso é bom. Problema idêntico surge na rua António Augusto Cabral mas aqui serão os condutores dos carros estacionados que passarão a ter cuidado nas saídas não vá surgir um ciclista a impedi-lo.
É de esperar, agora, que a "Ciclovia do Barro" e a "Ecopista do Sizandro" venham a sofrer as respectivas "requalificações"!
E ainda há as cinco prometidas, apadrinhadas, propagandeadas e silenciadas!
E a do Porto Novo, que já começou a sofrer transformações...
Passei por lá esta semana e deixo fotos:
________________________________________________________________________
https://s25.postimg.org/6ypg7blzz/image.jpg
https://s25.postimg.org/5d0zo0x0f/image.jpg.
https://s25.postimg.org/q4q8red5r/image.jpg.
https://s25.postimg.org/d1um84mxr/image.jpg.
https://s25.postimg.org/7fzz8ttwf/image.jpg.
https://s25.postimg.org/d4hpml15r/image.jpg.
https://s25.postimg.org/6p275xl7j/image.jpg.
https://s25.postimg.org/trsq53mov/image.jpg.
É tudo.
Cumprimentos